Sinuca – Esporte Oficial

Em 1988 a Sinuca tornou-se esporte oficial no Brasil, fato ainda pouco conhecido pelo grande público que acompanha essa prática.

Como resultado do trabalho de muitos destacados desportistas, de vários estados, e com o auxílio de alguns homens públicos que abraçaram a causa do esporte da Sinuca, em sessão realizada em 29.02.88, o Plenário do Conselho da Confederação Nacional de Desportos – CND, na gestão do seu então Presidente Sr. Manoel José Gomes Tubino, a Sinuca foi elevada à categoria de esporte oficial, pela Resolução nº 07/88, publicada no Diário Oficial da União em 03.03.88.

Veja a cópia do documento oficial então assinado.

esporteoficialEstava finalmente encerrada a fase de “marginalização” pela qual o esporte passou, com a rejeição pelo fato de não ser um esporte oficialmente reconhecido.

As realizações desportivas, maiores e mais organizadas, mostraram que a Sinuca não era praticada somente nos locais humildes. Além dos grandes eventos, significativo número de residências tinham suas próprias mesas. Os salões dos clubes e academias eram avidamente procurados e estavam sempre cheios. Era grande o número de casas comerciais sofisticadas, com muitas mesas do esporte. O crescimento era acentuado.

Naquela época a televisão se interessou e passou a transmitir seus jogos. A popularidade aumentou e foi intensificada a criação de maior número de órgãos dirigentes oficiais.

A Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca – CBBS, órgão máximo do esporte, orienta as suas Federações filiadas, hoje em número de treze. As Federações, respeitando estatutos e a legislação desportiva, exigem que os participantes de eventos oficiais estejam nelas devidamente registrados (federados) e cadastrados na CBBS (vinculados). A preocupação é a intensificação do esporte nacional, principalmente nas cidades do interior dos estados, e a participação dos nossos atletas nos eventos nacionais e internacionais, ocorrências que já vem acontecendo.

No chamado primeiro mundo, principalmente na Europa e particularmente na Inglaterra, o Snooker é esporte de grande penetração e força, intensamente divulgado e praticado. Durante o ano são realizados muitos eventos de importância e destaque local, regional e mundial. Existem dezenas de livros sobre o esporte, grande número de gravações em DVDs comerciais, mostrando jogos importantes, ensinamentos técnicos e muitos shows do esporte. Existem diversas revistas periódicas especializadas, e vários programas semanais na televisão, com grande sucesso de audiência.

Na regra internacional, do Snooker, são usadas vinte e duas bolas, sendo 15 vermelhas, e ocupam mesas maiores, com campo de jogo de aproximadamente 3,56 m x 1,78 m. No Brasil, desde 01.07.96, podemos também utilizar oficialmente as regras internacionais do Snooker, usando 6 ou 10 vermelhas em nossas mesas com campo de jogo de 2,84 x 1,42 m, ou as 15, nas mesas com dimensões internacionais.

Também são reconhecidas e utilizadas no Brasil as regras internacionais do Pool, nas modalidades “Bola 8”, “Bola 9” e “14×1”, e do Bilhar, ou “Carambola”.

Além disso, praticamos também as versões nacionais do nosso esporte, com a Sinuca, a hoje regra alternativa, Sinuca Mista, e também as chamadas Sinuquinhas, como o Mata Mata e o Mata 8. No site da CBBS estão disponíveis todas as regras oficiais e outros documentos do esporte.

A nossa Sinuca é reconhecida legalmente como Esporte Oficial. Resta agora cuidarmos de realmente valorizá-la, para ter o destaque procurado e merecido. Um dos caminhos é a integração nacional e a participação internacional.

Muitos dirigentes estão trabalhando seriamente nesse sentido!

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP