Raios ascendentes

raios ascendentes

Os “raios ascendentes”, “raios do contra” ou “raios artificiais”, acontecem, mas dependem da existência e localização de construções humanas!

Ocorrem quando uma nuvem de tempestade – Cumulonimbus – com base baixa se aproxima de local alto, uma montanha ou elevação significativa, que tenha algum tipo de estrutura metálica, como uma torre de transmissão de sinal de TV. Nessa condição a estrutura metálica funciona como canal para a carga elétrica, que então vai do solo para a nuvem, acontecendo o raio ascendente.

É acontecimento incomum, mas não tão raro. Apenas 1% – aproximadamente – dos raios sobem em vez de descer! No Brasil são mais comuns, em razão de nosso continente ser um dos “campeões mundiais” na ocorrência de descargas elétricas na forma de raios.

Em janeiro de 2016 eles foram registrados no Pico do Jaraguá, na cidade de São Paulo, em dia que aconteceram três deles em apenas seis minutos, número considerado bastante alto. Foram gravados por câmaras especiais ali instaladas exatamente para captar essas ocorrências. Aprecie o fenômeno no vídeo seguinte, exibido em câmara lenta.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
28.11.2016.