Os trambiqueiros do Temer

trambiqueiros

Em poucos meses de governo o hoje Presidente da República, Michel Temer, foi obrigado a trocar 6 (seis) ministros, 5 (cinco) deles por envolvimentos em atos ilegais. A seguir, conheça todos.

Os “Tranqueiras”

Romero Jucá

Pasta: Planejamento

Por que caiu: se licenciou do governo após ser gravado falando em pacto para “estancar a sangria” e deter avanço da Operação Lava Jato.

Substituído por: Dyogo Oliveira (interino)

Data: 23.maio.2016

Fabiano Silveira

Pasta: Transparência, Fiscalização e Controle

Por que caiu: pediu demissão após ser gravado orientando o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) a atuar nos procedimentos em que é investigado na Lava Jato.

Substituído por: Torquato Jardim

Data: 30.maio.2016

Henrique Alves

Pasta: Turismo

Por que caiu: pediu demissão após ser citado em delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que disse ter repassado R$ 1,55 milhão em propina ao ex-ministro entre 2008 e 2014.

Substituído por: Marx Beltrão

Data: 16.junho.2016

Fábio Medina Osório

Pasta: Advocacia-Geral da União

Por que caiu: foi demitido após embate com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, em função de pedido de acesso a inquéritos da Lava Jato que o advogado fez ao STF – Supremo Tribunal Federal.

Substituído por: Grace Mendonça

Data: 9.setembro.2016

Geddel Vieira Lima

Pasta: Secretaria de Governo

Por que caiu: pediu demissão após se envolver em uma crise política, acusado pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, de tê-lo pressionado a liberar a construção de um prédio onde o ministro da Secretaria de Governo adquiriu apartamento.

Substituído por: (ainda não há substituto)

Data: 25.novembro.2016

O “Protagonista”

Marcelo Calero

Pasta: Cultura

Por que caiu: pediu demissão, afirmando que o motivo era a pressão exercida pelo colega de Esplanada, Geddel Vieira Lima, para que o IPHAN liberasse irregularmente a construção de um prédio, onde ele havia adquirido apartamento.

Substituído por: Roberto Freire

Data: 18.novembro.2016

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP