No final do ano passado, 2015, tive uma recidiva na ocorrência de câncer. Já na convicção de ser agora mais grave, optei por fazer uso de meus direitos de cidadão e procurei o atendimento público do SUS, em minha cidade, Sorocaba, SP. O resultado foi desastroso!
Inconformado, como de hábito persisti na iniciativa que objetivava conseguir fazer valer meus direitos, em condições de fato eficientes! Em razão de já conhecer a boa fama e eficiência proclamadas ao Hospital de Câncer de Barretos, para lá me dirigi, desta vez conseguindo resultados surpreendentes.
Essa grata experiência acabou resultando na iniciativa de escrever à respeito, encaminhando o texto para diversas autoridades públicas da saúde, municipal, estadual e federal. Como já esperava, ignoraram o fato! Ninguém se dispôs a responder, comentar ou praticar qualquer ato à respeito.
Caso tenha curiosidade, o texto original está disponível em: O Hospital de Câncer de Barretos.
Um dos efeitos consequentes, em resultado do mesmo texto e dos comentários que lhe fiz pessoalmente, foi o grande amigo, jornalista, radialista e repórter Djalma Luiz Benette, o conhecidíssimo “Deda”, me convidar para participar de um dos seus programas, na iTV, Canal 24, de Sorocaba e região, a respeito da experiência vivida no Hospital de Câncer de Barretos, SP, e da minha atitude em relação à isso. A gravação dessa entrevista, em vídeo, está disponível em: http://snookerclube.com.br/reportagem-o-deda-questao/.
Além disso, um relato sobre a história do Hospital de Câncer de Barretos também foi produzido, estando disponível em; http://snookerclube.com.br/historia-do-hospital-de-cancer-de-barretos/.
Em razão dessas ocorrências, entre os diversos comentários surgidos, alguns lembraram das “dificuldades” do poder público em conseguir melhores serviços, em decorrência da falta de verbas, que à tudo castiga nesta inócua e incompetente gestão governamental que atravessamos, fatos que também motivaram meus comentários, complementando texto anterior, divulgados em veículos públicos, que a seguir reproduzo.
O nosso Sistema de Saúde
Ainda que na impossibilidade do aporte de novas verbas, se os gestores públicos oferecerem maior atenção, disposição e boa vontade, certamente é e será possível agilizar algumas providências, que ofereceriam significativa melhora no sistema!
Uma reavaliação pode ser efetivada no sistema administrativo e funcional da saúde, verificando em que pode ser melhorado, para:
a) proporcionar mais eficiência na recepção, atendimento e fluxo dos pacientes;
b) estabelecer rigoroso sistema que exija e cobre dos médicos contratados, todos, sem exceções, a frequência assídua e pontual, com qual estão compromissados por meio dos contratos que firmaram. É fato claro, sólido, evidente e inquestionável que, as mais intensas e mais graves falhas e deficiências do sistema atual são impostas e proporcionadas pelas frequentes e continuadas ausências e atrasos dos médicos no cumprimento de seus expedientes;
c) fazer com que os mesmos médicos ofereçam, de fato e de direito, a atenção e valorização que os pacientes necessitam e tem direito, principalmente nesses graves momentos em que procuram a saúde pública, avaliando às suas condições com sincera e verdadeira atenção e boa vontade, exercidas e demonstradas, antes de diagnosticar e determinar o tratamento merecido; e,
d) conscientizar e acompanhar o desempenho dos servidores, clínicos e administrativos, na oferta de plena dedicação e atenção aos pacientes e acompanhantes, com eficiência e boa vontade, não só exercidas, mas também exibidas e demonstradas. São poucos os que assim agem, geralmente parecendo que a maioria “faz questão de demonstrar má vontade, impaciência e pouca atenção”.
Com esses cuidados, simples, básicos, “domésticos”, que não necessitam do aporte de verbas adicionais, certamente teremos um funcionamento mais eficiente e agradável, reduzindo as reclamações e resgatando a satisfação da população! Além disso, a satisfação de obter um bom e eficiente atendimento já alivia a tensão da ingrata situação do momento, podendo também ser considerado como “um bom início de tratamento“!
Lendo meus comentários a respeito dos atendimentos e procedimentos que encontrei em Barretos, você entenderá melhor essas minhas observações e propostas. Conheça os detalhes em: O Hospital de Câncer de Barretos.
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
18.02.2016