Mais sobre o Hospital de Câncer de Barretos

Conheça mais sobre esse importante complexo que atende à saúde pública com inigualável eficiência, no Estado de São Paulo e em diversos outros.

O IRCAD – Institut de Recherche Contre les Cancers de l’Appareil Digestif

O IRCAD – no Brasil Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica, teve sua origem na França, no Hospital Universitário de Estrasburgo, fundado pelo Professor Doutor Jacques Marescaux, nascendo com o objetivo de se concentrar na prevenção do câncer digestivo, melhorar o diagnóstico precoce da doença e implementar novas estratégicas terapêuticas. O sucesso dos seus cursos e o avanço no uso da moderna tecnologia ampliaram os limites do projeto, adentrando também no campo das cirurgias com técnicas robóticas minimamente invasivas, utilizando equipamentos de última geração. Em seguida foi inaugurada na China o IRCAD TAIWAN, a segunda unidade da instituição.

Em razão da ótima qualidade de seus atendimentos e das diversas atividades na área de ensino e pesquisa, o Hospital de Câncer de Barretos planejou e conseguiu realizar sólida parceria com o IRCAD FRANCE, para que Barretos abrigasse a terceira unidade mundial do projeto e única no continente americano, o IRCAD BRASIL.

Para atender à demanda do projeto foi constituído o AMITS – American Institute of Telesurgery, instituto responsável pela realização de cursos de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas no IRCAD BRASIL, com especialidades ligadas a área digestiva, colorretal, urológica, bariátrica, ginecológica, pediátrica, artroscópica, neurológica e endoscópica (N.O.T.E.S e Interventional GI Endoscopy).

O centro está equipado com 23 estações voltadas para 2 participantes cada, todas conectadas com sistemas de treinamentos de multimídia interativa. Também possui com um anfiteatro para 130 pessoas e duas salas de aulas com capacidade para receber 47 participantes em cada. Das vagas disponíveis para cada tipo de curso, 30% são oferecidas gratuitamente para médicos de hospitais públicos e estaduais de nosso país.

Nas imagens seguintes, conheça algumas das dependências do IRCAD BRASIL em BarretosClicar sobre elas exibe ampliação.

01

02

03

04

06

07

08

09

11

12

13

14

15

O Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos

É um espaço onde as crianças são atendidas do jeito delas, onde tudo é colorido, com quadros engraçados, fotos de animais fazendo caretas e, sobretudo, onde há muito amor.

Assim é o Hospital de Câncer Infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos, inaugurado em 24 de março de 2012, mesmo dia em que foi celebrado o aniversário de 50 anos da instituição.

A construção do Hospital de Câncer Infantojuvenil “Presidente Luiz Inácio Lula da Silva” foi realizada inteiramente com doações obtidas por meio de duas edições da campanha televisiva “Direito de Viver”, transmitida pela Rede TV, Gazeta, Rede Vida e Canal Rural, e também por doações de empresas, pelo imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas do “Projeto Cuidar”, aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barretos – CMDCA, para a captação de recursos no Fundo para a Infância e Adolescência – FIA, conforme estabelece o Art. 260 da Lei 8.069/90.

Explica o diretor geral da instituição, Henrique Prata, que; “O nome do Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido como forma de agradecimento pela sua colaboração ao Hospital de Câncer de Barretos, durante sua gestão na Presidência da República”.

Nas imagens seguintes, conheça algumas das dependências do Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos. Clicar sobre elas exibe ampliação.

01 hospital

02 infantil

03 Hospital Infantojuvenil

04 maxresdefault

05 salaespera

06 salaespera

07 henriqueprata

08 recepcao

10 clinica

11 salaespera

12 brinquedoteca

14 jardim

15 atividades

16 atividades

17 salacinema

Em imagem tradicional, já exibida em outra matéria sobre esse hospital, a que segue mostra o conjunto das estruturas instaladas na principal unidade de Barretos, com seus inúmeros pavilhões. Para conhecer mais detalhes sobre esse gigantesco complexo voltado à saúde da população, visite a página: http://snookerclube.com.br/as-instalacoes-do-hospital-de-cancer-de-barretos/.

HCBarretos

A origem, onde tudo começou; o Hospital São Judas Tadeu, hoje voltado exclusivamente aos cuidados paliativos de internados em condições que merecem mais atenção, com abordagens médicas multidisciplinares, objetivando a melhora na qualidade de vida do paciente e de seus familiares, realizando a prevenção da saúde e o alívio do sofrimento, diante da doença que ameaça à vida.

saojudastadeu01

O Instituto de Prevenção de Câncer Ivete Sangalo é um dos pavilhões do Hospital de Câncer de Barretos, este inteiramente voltado à prevenção e ao tratamento do câncer feminino de mama e de colo de útero. Conta ainda com diversas unidades móveis, utilizando carretas modernamente equipadas que percorrem os bairros das cidades fazendo esses tipos de exames preventivos.

Ivete Sangalo01

Para levar às cidadãs a prevenção do câncer de mama, o Hospital de Câncer de Barretos constrói e equipa imensas carretas para fazer os exames diretamente nos bairros das cidades.

Carreta Barretos02

Carreta Barretos01

Em breve será inaugurada mais uma unidade do Hospital de Câncer de Barretos, agora em Campinas, SP, em parceria com o Ministério Público do Trabalho – MPT e a prefeitura daquela cidade. Foi realizada em 29.02.2016 a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da mais nova unidade daquela instituição.

O novo hospital oferecerá exames preventivos de câncer de mama e colo do útero, contando com: recepções; salas de treinamento e de videoconferência; sala equipada com mamógrafo de última geração; sala de biópsia equipada com mesa de extereotaxia, permitindo a realização de exame com mais qualidade e conforto à paciente; salas equipadas com aparelhos de ultrassom para exames e biópsias de mama; salas de coleta de Papanicolaou; consultórios médicos e moderno Centro Cirúrgico com duas salas. Contempla ainda a utilização de cinco unidades móveis (carretas), que serão equipadas com aparelhos para realização de exames de colo do útero, mama e pulmão, sendo quatro delas para diagnóstico e uma especialmente voltada para educação. A carreta educativa será direcionada para as escolas, com a finalidade de despertar nos estudantes de 9 a 13 anos de idade o interesse por hábitos saudáveis, boa qualidade de vida, diagnóstico precoce e prevenção do câncer. O complexo terá capacidade para atender cerca de 300 mulheres por dia, devendo empregar aproximadamente 70 pessoas, considerando a unidade fixa e as móveis. As obras terão início no mês de março deste ano, 2016, e a previsão de conclusão é de 12 meses. O investimento total será de R$ 30 milhões, valor vindo do caso “Shell” e conseguido por meio de parceria com o MPT.

Campinas01

Campinas02

Em razão a grande demanda naquele estado, a unidade em Juazeiro, BA, foi a primeira fundada fora do município do Hospital de Câncer de Barretos, voltada principalmente à prevenção do câncer de mama.

Juazeiro BA

Para facilitar o acesso ao tratamento de pacientes que residem naquela região, que em grande número antes se dirigiam até Barretos, essa unidade em Jales, SP, foi construída para a ampliação da prestação do serviço assistencial.

Jales SP

Antes também origem de grande número de pacientes que iam até Barretos, foi criada essa unidade, com 1.200 m2, em Porto Velho, Rondônia, para atender a demanda de pacientes daquela região.

Porto Velho Rondônia

A maior e mais recente unidade de prevenção localizada fora de Barretos foi construída em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul.

Campo Grande MS

A unidade de Prevenção de Fernandópolis, dissemina a cultura da prevenção do câncer para a região noroeste do Estado de São Paulo.

Fernadópolis SP

Em Barretos, conhecida como a “Casa dos Coordenadores“, a unidade a seguir exibida é a responsável pela Captação de Recursos e Desenvolvimentos, atendendo à todos que queiram ajudar a instituição, de qualquer forma.

Captação

Tudo que você vê nestas páginas é um mínimo das maravilhosas e perfeitas instalações dessa inigualável instituição de saúde, que tem muito mais do que podemos aqui exibir.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
10.03.2016