Livro Sapiens – Uma Breve História da Humanidade

Livro “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”.

Publicações: original em 2014 – no Brasil em 2017.

Traduções: publicadas em mais de 40 países.

Autor: Yuval Noah Harari – Doutor em história, professor na Universidade Hebraica de Jerusalém, especializado em história mundial.

Editora no Brasil: LPM

Número de páginas: 459

Sobre o livro, inicialmente reproduzo uma grande verdade declarada em impresso na capa da versão brasileira; “Harari é brilhante (…). Sapiens é realmente impressionante, de se ler em um fôlego só. De fato questiona nossas ideias preconcebidas a respeito do universo. – The Guardian (jornal nacional diário britânico)”

É um ótimo, excelente, excepcional livro! O considerei um verdadeiro “destruidor”, um “triturador” dos paradigmas que atualmente aceitamos como “normais”, “tradicionais” e “verdadeiros”.

Sem receio de errar, afirmo que é leitura atraente, envolvente e desafiante, para aqueles que tem a mente “aberta” e disposta a avaliar novas situações, condições e “verdades”. O autor “estremece” e contesta grande parte de nossas crenças, conceitos e “conhecimentos” que tradicionalmente “aprendemos” a manter, sobre a vida, a humanidade e o “nosso universo”.

Ele aborda a história da humanidade e da vida em geral, literalmente, desde a distante “sopa primordial”, ou “caldo primordial”, do surgimento da vida até os nossos dias, avaliando e comentando a evolução da vida, todas as vidas, e da espécie humana, analisando criticamente muito do que “não existe na natureza”, e que foram e são criados pela nossa “imaginação”, como os diversos deuses, crenças, dinheiro, capitalismo, nações, impérios, direitos “humanos”, direitos dos “animais”, surgimentos e efeitos dos relacionamentos e convivências, e muito mais, literalmente nos surpreendendo.

É interessante e envolvente desde seu início. Em curtíssimo trecho, aproximadamente na “quinta” ou “quarta” parte inicial, chega a permitir leve “suspeita” de que poderá prosseguir repetitivo e cansativo! Tosco engano! Em capítulo imediatamente seguinte o interesse se agiganta, literalmente, “explodindo” em considerações e avaliações ricas e poderosas! O interesse pelos temas abordados é ampliado, agigantado, na medida em que a leitura prossegue, até seu final, quando avalia e comenta os dias atuais e possíveis “futuros”.

É leitura de grande, enorme importância!

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP