Livro 21 Lições Para o Século 21 Yuval Noah Harari

Livro: “21 Lições para o Século 21
441 páginas
No Brasil: Editora Companhia das Letras
Edição original e no Brasil: 2018

Autor: Yuval Noah Harari – Doutor Ph.D. em história, professor na Universidade Hebraica de Jerusalém, especializado em história mundial.

É também autor do excelente livro “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, que é igualmente imperdível. Publicado originalmente em 2015, “Sapiens” foi traduzido para mais de cinquenta idiomas, se tornando fenômeno editorial internacional! Conheça meu breve relato sobre “Sapiens” no URL: http://snookerclube.com.br/livro-sapiens-uma-breve-historia-da-humanidade/

Depois de “Sapiens“, e antes do “21 Lições“, a seguir comentado, também escreveu “Homo Deus“, ainda não lido por mim, mas, muito bem aceito pela crítica especializada do Planeta. Apenas as edições de “Sapiens” e “Homo Deus” já tiveram mais de 12 milhões de exemplares vendidos.

Segundo o autor, o objetivo do seu “21 Lições” é responder à questão: “O que está acontecendo no mundo hoje, qual é o sentido mais profundo desses eventos e como podemos individualmente nos guiar através deles?

Com segurança ouso afirmar que, em “21 Lições Para o Século 21“, Harari volta a comprovar seu superior conhecimento e enorme qualidade analítica das nossas realidades e seus vínculos intrínsecos.

Se em “Sapiens” ele avaliou e nos brindou com novos e revolucionários conceitos e entendimentos para a vida em geral, humana principalmente, desde seu surgimento até os dias atuais, impressionando com muitas, grandes e significativas “quebras de paradigmas“, agora, neste “21 Lições“, ele analisa os dias atuais, conhecimentos, acontecimentos e respectivos paradigmas, avaliando as várias nuances e possibilidades de ocorrências e consequências futuras, de forma coerente e eficiente, considerando as atuais tendências, forte e inexoravelmente existentes, como as comprovadas “Alterações Climáticas“, enormes progressos no campo da “Inteligência Artificial“, a atual e futura “Revolução Tecnológica” e os avanços da “Bioengenharia” e da “Biotecnologia“, entre outros temas, também abordando problemas como “Guerra Nuclear”, “Colapso Ecológico” e “Disrupção Tecnológica”, propondo e avaliando as possibilidades de próximas ocorrências, em curto, médio e longo prazo, destacando algumas como sendo mais prováveis, sempre e principalmente sob apresentação de incisivos argumentos coerentes e palpáveis em todos os sentidos. Aborda nas suas “21 lições” as; “Desilusão, Trabalho, Liberdade, Igualdade, Comunidade, Civilização, Nacionalismo, Religião, Imigração, Terrorismo, Guerra, Humildade, Deus, Secularismo, Ignorância, Justiça, Pós-verdade, Ficção Científica, Educação, Sentido, Meditação”, e muito mais.

Apenas como exemplo, destaco pequeno trecho do texto da “Lição 7”, mais precisamente “Capítulo 7”, páginas 152 e 153, onde argumenta; “(…) Por exemplo, à medida que o aquecimento global derrete os mantos de gelo polar, menos luz solar é refletida do planeta Terra para o espaço. Isso quer dizer que o planeta estará absorvendo mais calor, as temperaturas se elevarão ainda mais e o gelo derreterá ainda mais rapidamente. Quando esse ciclo ultrapassar um limiar crítico, ele vai criar um impulso próprio irreversível, e todo o gelo das regiões polares derreterá mesmo que os humanos parem de queimar carvão, petróleo e gás. Por isso não basta que reconheçamos o perigo que enfrentamos. É crucial que façamos algo quanto a isso agora.” – “Infelizmente, em 2018, em vez de haver uma redução de gás de efeito estufa, a taxa global de emissão está aumentando. A humanidade dispõe de muito pouco tempo para se desapegar dos combustíveis fósseis. Temos que começar a desintoxicação hoje. Não no ano ou no mês que vem, mas hoje.”, e adiciona ironicamente; “Oi, sou o Homo Sapiens, e sou viciado em combustível fóssil.

Sabemos que tais afirmações são constatações cientificas e amplamente comprovadas, cujas análises, considerações e sérias consequências são corajosamente ampliadas nas avaliações do livro. E, é apenas um dos muitos temas super importantes que o autor explora sabiamente, com fortes argumentos realistas, favoráveis ou não.

Não tenha dúvidas; é leitura imperdível.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
27 Maio 2019