História do Hospital de Câncer de Barretos

Ainda entusiasmado com as surpreendentes realidades constatadas em Barretos, SP, envolvendo o seu Hospital de Câncer, todas ratificadas em atendimentos posteriores, na continuidade de tratamento, com a intenção de melhor conhecer e depois resumir a história daquela incomparável instituição de saúde, divulgando à interessados, adquiri o livro escrito pelo seu principal protagonista, Henrique Prata, que conta detalhadamente a sua história e de seus familiares, amigos e colaboradores envolvidos na realização dessa magnífica proeza, iniciada com seu pai, Dr. Paulo Prata, criador e fundador do primeiro hospital na cidade, que, alguns anos após sua inauguração, depois de amargar indesejadas situações que quase o levaram à desativação ou venda, foi transformado num exemplar gigante em sua área de especialização, reconhecido e premiado internacionalmente, por seu perfeito atendimento humanitário, exemplar eficiência clínica, enorme capacidade profissional, modernas instalações e uso de tecnologia de última geração no benemérito atendimento da população carente.

Entretanto, a leitura daquele livro me fez mudar de ideia! Por melhor que fosse o resumo que fizesse, não conseguiria fazer jus ao conteúdo do livro. Mais que isso, um resumo poderia acabar satisfazendo deficitariamente alguns que à ele teriam acesso, sendo então privados da leitura original, que é extremamente envolvente, agradável e cativante, com muitos trechos que emocionam – literalmente -, e repleto de fatos e exemplos que merecem admiração. É uma obra de respeito, que resgata esperanças. Sua leitura é indispensável, independentemente da história que conta!

Creio que poderá acabar se tornando um ótimo filme! Ao menos merece que assim aconteça, levando essa fascinante e comovente história ao grande público, beneficiando muita gente na forma de exemplos, estímulos, motivações, esperanças e, principalmente, à correções de rumos e atitudes.

Permito-me à somente reproduzir aqui a íntegra do texto da contra capa do livro, que comenta sobre o conteúdo da edição.

Um dia, em 1962, um casal de médicos fundou um pequeno hospital na cidade de Barretos com um forte ideal: fazer um atendimento humanizado, qualitativo e gratuito para os mais carentes. Depois de observar a dificuldade de inúmeros pacientes com câncer em conseguir tratamento em centros especializados, o fundador, Dr. Paulo Prata, transformou-o no Hospital de Câncer de Barretos (HCB).

Em 1989, subsistindo com recursos públicos e algumas doações, o hospital estava deficitário, a ponto de fechar as portas. Um episódio mudou tudo: o terceiro filho do casal, Henrique Prata, fazendeiro que nunca cursou medicina, ao viver uma experiência de fé, resolveu abraçar a obra de seu pai e servir a Deus desse modo.

Enfrentou muitas dificuldades, mas conseguiu, com a ajuda de doações de empresários, fazendeiros, artistas e personalidades públicas, manter o hospital funcionando. Mas não só. Hoje, 50 anos após sua fundação, com 107 mil m2 de área, fazendo cerca de cem mil atendimentos gratuitos por ano, o HCB se transformou em um dos maiores centros de excelência do mundo no tratamento e pesquisa de câncer, reconhecido e premiado internacionalmente.

Neste livro, você vai conhecer as incríveis histórias que acontecem todos os dias, verdadeiros milagres, que permitem que este trabalho valioso continue sendo feito. Como o custo operacional mensal excede as receitas públicas destinadas à obra, é o apoio incondicional de pessoas de bem que faz com que as portas permaneçam abertas. O autor narra como venceu barreiras e tornou o impossível possível, encontrando verdadeiros anjos de solidariedade que o ajudam a prosseguir nesse caminho de fé e amor dedicado ao próximo.

Leia. Você também se empolgará!

O livro

Acima de Tudo o Amor
Como a fé e a solidariedade construíram o maior polo de referência na luta contra o câncer.

Henrique (Duarte) Prata
Editora Gente – 2012 – 295 páginas

Na data desta matéria livro estava em sua 3.ª edição, com seus rendimentos doados à Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos.

 hospitalbarretos01

hospitalbarretos02

Nas imagens; Henrique Duarte Prata e seu pai, Dr. Paulo Prata.

Para aquisição do livro, você encontrará a indicação de diversos possíveis fornecedores, em:

http://www.acimadetudooamor.com.br/olivro.php.

Se preferir, pode comprar o livro diretamente do setor de captação de recursos do hospital, entrando em contato por meio de:

 

E-mail: bazardireitodeviver@hcancerbarretos.com.br.

 

Telefone: (17) 3321.6607 com Beto.

 

Conheça o texto descritivo da minha primeira visita ao Hospital, quando eu já conhecia a sua fama, mas desconhecia a sua realidade e história, e as incomparáveis consequências resultantes. Está disponível em:

http://snookerclube.com.br/categoria/saude/.

 

Na mesma página também está disponível link para um vídeo de entrevista em programa de TV, motivada pelas ocorrências descritas no texto citado.

 

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
17.02.2016