Com base em matérias que circulam na mídia, Internet inclusive, transcrevemos informações que consideramos relevantes.
Os comentários seguintes servem apenas como alerta e orientação generalizada. A automedicação pode originar agravamentos. Nunca deixe de consultar seu médico.
Alimentos Que Ajudam à Viver Melhor
Conheça alguns dos alimentos que, afirmam, a ciência já teria comprovado como capazes de auxiliar na prevenção de doenças, e as quantidades sugeridas como potencializadoras dos benefícios. A matéria observa que as quantidades indicadas se referem apenas à prevenção das doenças especificadas e, que as dosagens ideais para o combate efetivo ainda não foram identificadas por pesquisadores.
AVEIA Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controle de alimentos e remédios. Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.
ALHO Reduz a pressão arterial e protege o coração, ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos. Quantidade recomendada: um dente por dia, para diminuir o colesterol e a pressão arterial.
AZEITE DE OLIVA Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão, no lugar de margarina ou manteiga, pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração. Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia, ou uma colher “de sopa”, rasa.
CASTANHA-DO-PARÁ Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA. Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades.
CHÁ VERDE Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade. Quantidade recomendada: de quatro a seis xícaras por dia, para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago.
MAÇÃ Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças oculares como catarata Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia.
PEIXES Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer. Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana, para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
SOJA Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e na prevenção do câncer de mama e de cólon. Quantidade recomendada: 150 gramas de grãos de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá, para reduzir o colesterol.
TOMATE Auxilia na prevenção do câncer de próstata. Quantidade recomendada: uma colher e meia “de sopa”, de molho de tomate por dia.
VINHO TINTO A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração. Quantidade recomendada: dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.
Consulte o seu médico, sempre.
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP