Escolha e Manutenção do Equipamento de Sinuca – Bolas

As bolas admitidas para a prática do nosso esporte são as produzidas pela Saluc S.A., na Bélgica.

Até este momento as nacionais não se comparam em qualidade, durabilidade, esfericidade, igualdade no peso, pigmentação nas cores, nada, enfim.

Para a Sinuca e o Snooker oficialmente adotamos as bolas belgas, no modelo Aramith, com diâmetro de 2,1/16 polegadas, aproximadamente 52,4 mm, padrão mundial, pesando em média 128,6 g cada, e as Tournament Champion, usadas nos eventos internacionais oficiais, também com 2,1/16 polegadas, mas estas melhores, com maior densidade e pesando em média 141,8 gramas cada, além das Aramith de 2,1/8 polegadas, aproximadamente 54,0 mm, que tem o peso médio de 136,7 gramas cada, e são produzidas exclusivamente para uso no Brasil. Por orientação da CBBS – Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca, em direção à padronização internacional, estas últimas estão sendo progressivamente substituídas pelas anteriores, de padrão mundial.

O Pool, americano, usa bolas Belgas com diâmetro de 2,1/4 polegadas, aproximadamente 57,2 mm.

O Bilhar Francês (Carambola) utiliza bolas Belgas com diâmetro de 2,13/32 polegadas, 61,1 mm, com peso de 210 gramas cada.

Futuramente outras marcas poderão ser aprovadas pela CBBS para uso oficial, que mantém a esperança de chegarmos ao aperfeiçoamento das bolas produzidas por fabricantes nacionais.

Conheça mais detalhes sobre as bolas, na página: Bolas dos Jogos do BilharDiferenças

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP