Esclarecendo Dúvidas Sobre as Diversas Regras

regrasdiversas

BILHAR – SNOOKER – SINUCA
SINUCA MISTA – POOL – SINUQUINHAS

Seguem esclarecimentos de dúvidas frequentes sobre o Esporte da Sinuca. Sim, esporte, oficialmente assim reconhecido também no Brasil, desde 1988, pelo então CND – Conselho da Confederação Nacional de Desportos.

MesaBilharBILHAR

Francesa na origem (“Billard”) é a “regra mãe”. É reconhecida como a primeira a ser criada, da qual surgiram todas as demais regras que usam mesas para movimentar bolas impulsionadas por tacos. Por essa razão deu nome ao conjunto das regras e muitas modalidades existentes no mundo, como “Regras dos Jogos do Bilhar”. Pouco praticada no Brasil, é aqui também identificada como “Carambola”. Usa apenas três bolas, pouco maiores que as do Snooker e da Sinuca, em mesas sem caçapas, onde a tacadeira tem que “carambolar” (“repicar”, “tocar”) nas outras duas para conseguir pontos. Tem diversas modalidades que aplicam variações nas dificuldades para atingir sua finalidade, a exemplo de; “Livre”, “Uma Tabela”, “Três Tabelas”, “Quadros”, “Berilo” e outras. Com pequenas variações e identificada como “Carom Billiards“, ou “Bilhar Inglês”, na Europa também praticam as mesmas regras, adaptadas ao uso em mesas com caçapas.

MesaSnooker01SNOOKER

Criada em 1875 pelo inglês Sir Neville Francis Fitsgerald Chamberlain, é regra de conhecimento e uso internacional. Em mesas com caçapas, além das bolas branca e de “2” à “7” pontos, usa oficialmente 15 bolas vermelhas, de um ponto cada. É também praticada com 6 ou 10 delas, principalmente quando em mesas menores que as oficiais. Suas normas são conhecidas e adotadas em praticamente todos os países do mundo. Foram trazidas ao Brasil aproximadamente em 1930, quando aqui instalou-se a Fábrica de Mesas Brunswick, no Rio de Janeiro. Aos poucos os brasileiros foram alterando suas normas, que acabaram relegadas ao abandono e substituídas pela variação nacional; a nossa Sinuca. Há poucos anos foi novamente aqui implantada e reconhecida como oficial, com as Federações Estaduais e a Confederação Brasileira a adotando em seus campeonatos oficiais “de topo”.

MesaSinuca01SINUCA

Usando 8 bolas, a branca e as demais de “1” à “7” pontos, portanto com uma só vermelha, é a nossa regra nacional oficial, aqui criada com base em modificações simplificadas das normas do Snooker. Hoje a Sinuca respeita adequações introduzidas ao longo de muitos anos, como resultado de aprimoramento da primeira codificação e formalização, acontecida por meio de reunião dos dirigentes do esporte, realizada na cidade de Ubatuba, SP, cuja ata oficial recebeu o nome de “Carta de Ubatuba”, gerando o seu codinome popular de “Regra de Ubatuba”, que é exatamente a nossa Sinuca atual, respeitando modernizações aplicadas, que visam coloca-la novamente no “caminho” das normas internacionais do Snooker. A Sinuca só é conhecida no Brasil. Nem mesmos nossos vizinhos países latinos conhecem ou praticam essa regra, optando pelo Snooker, Pool e Bilhar.

MesaSnooker01SINUCA MISTA

Hoje tida apenas como regra alternativa, é também uma criação brasileira, numa mescla da Sinuca, no mínimo de suas normas, com as do Snooker, em sua quase totalidade. Foi criada e aprovada para uso oficial temporário, como regra e sistema para facilitar e induzir à “introdução” ao Snooker, oferecendo maiores incentivos e menores dificuldades na adaptação e uso das normas mais exigentes e mais técnicas das regras internacionais. Sua utilização visava acelerar a transição do praticante da Sinuca, ao migrar para o uso das regras do Snooker, meta principal dos dirigentes do esporte que na época aprovaram essa “tática”. Alcançou sua finalidade! Hoje o Snooker internacional é praticado intensamente no Brasil, formando muitos atletas que já se destacam com méritos em campeonatos mundiais.

MesaPoolPOOL

São regras predominantemente americanas, que usam bolas literalmente numeradas, pouco maiores que as do Snooker e Sinuca. Contém três modalidades principais; Bola 8 (Eight Ball), Bola 9 (Nine Ball) e 14×1. Usa bolas literalmente com números, em mesas pouco menores que as do Snooker e da Sinuca, com campo de jogo de 2,54 x 1,27 m, com caçapas bastante mais largas. Entretanto, com adaptação no tamanho das bolas, também podem ser praticadas nas mesas da Sinuca e do Snooker. Muito popular, em razão de oferecer facilidades que proporcionam grande “mataria”, também são praticadas em quase todo o mundo, originando maior número de campeonatos oficiais que todas as demais regras, geralmente também com premiações maiores.

MesaSinuquinhaMATA MATA e MATA 8

São duas entre as diversas regras das chamadas “Sinuquinhas”. Aqui surgiram de simplificações da nossa Sinuca e do Pool, assimilando um pouco de cada. Geralmente também utilizando bolas com números, literalmente, foram popularizadas no uso de mesas bastante menores (popularmente conhecidas como “mesinhas“), geralmente utilizadas em bares e lanchonetes com menores espaços disponíveis. Embora não proporcionando técnica esmerada, foram e ainda são importantes ao esporte, por envolver um “mundo” de usuários e ser o “berço” onde nascem grandes praticantes do Esporte da Sinuca. Muitos dos grandes campeões nacionais de hoje iniciaram a prática nas “Sinuquinhas”.

Todas as regras, oficiais e alternativas, e seus regulamentos e normas, estão disponíveis no site da CBBS, na página de “Regras”: Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca – CBBS.

Fonte: conhecimentos adquiridos em muitos anos de pesquisas, trabalhos e práticas em prol dos Jogos do Esporte do Bilhar.

Querendo conhecer detalhes sobre a escolha e manutenção dos equipamentos para a prática do esporte – mesa, taco, bolas, pano, sola e giz -, use o link: Escolha e Manutenção do seu Equipamento.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP