Entrevista com a Cientista Geneticista Lygia da Veiga Pereira

 

Ciência – Genética em foco.

Competência feminina! Eficiência e simpatia feminina! Exemplo feminino! IMPERDÍVEL para aficionados!

Uma rica entrevista de 51m19s no total, levada ao ar no dia 10.03.2019 pelo “Canal Livre” da Band TV, a seguir exibida em 3 (três) blocos de vídeos, com a Cientista física Lygia da Veiga Pereira.

Brasileira, Ph.D em genética humana, ela é considerada uma das mais renomadas geneticistas do mundo. É autora dos livros “Sequenciaram o genoma humano, e agora?” e “Clonagem: fatos e mitos”. Em linguagem coloquial e agradável ela promove um show de perfeitos esclarecimentos sobre questões polêmicas e importantíssimas da atualidade, passado e futuro do ser humano. Nessa entrevista ela repete a exibição de enorme eficiência e simpatia já mostradas em entrevistas anteriores. É imperdível.

Lygia da Veiga Pereira possui Bacharelado em Física pela PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biomédicas pelo Mount Sinai Graduate School, City University of New York.

É professora titular e chefe do Laboratório Nacional de Células Tronco-Embrionárias (LaNCE), chefe do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da Universidade de São Paulo (USP), e integrante do CEPID-FAPESP – Centro de Terapia Celular. Tem ampla experiência na área de genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos temas: síndrome de Marfan, modelos animais, células-tronco embrionárias, herança epigenética e inativação do cromossomo X.

Se você gosta desse assunto, não pode deixar de assistir à entrevista toda, por meio dos três blocos sequenciais dos vídeos que segue,

Parte 1 – 23m40s – Primeiro bloco da entrevista.

Parte 2 – 12m31s – Neste segundo bloco os entrevistadores abordam questões sobre os limites éticos da manipulação do genoma humano, clones e as perspectivas para as pesquisas na ciência genética.

Parte 3 – 15m08s – Neste último bloco, o programa tratou sobre o processo de envelhecimento, sob a perspectiva da genética, e se o estudo do genoma pode alterar a longevidade humana.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP

Março/2019