Embraer O Voo do Impossivel

EMBRAER – “O VOO DO IMPOSSÍVEL” = No final do texto que segue está disponível um vídeo criado pela EMBRAER, homenageando o brasileiro Coronel e Engenheiro Aeronáutico Ozires Silva que, com equipe de engenheiros do ITA, por ele selecionada, criada e liderada, proporcionou o desbravador início que permitiu a criação da EMBRAER e o atual sucesso planetário dessa nossa gloriosa empresa aeronáutica.

Ozires Silva nasceu em Bauru, SP, em 08.12.1931. Ingressou na Aeronáutica, onde chegou à patente de General, se formando engenheiro aeronáutico no ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Com ideias arrojadas, planejava construir avião nacional bimotor, de médio porte. Para isso selecionou e liderou equipe de engenheiros também formados no ITA, para juntos realizarem seu ousado planejamento. Foi essa iniciativa que em seguida resultou na criação da EMBRAER, em São José dos Campos, SP, da qual Ozires foi o principal fundador e primeiro presidente.

O autor de sua biografia, engenheiro Decio Fischetti, declara que; “Por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira, Ozires Silva faz parte da Santíssima Trindade da Aeronáutica brasileira, juntamente com Santos Dumont e o brigadeiro Casimiro Montenegro Filho, criador do ITA. Acrescenta que, entre suas múltiplas atividades, ele também foi ministro da Infraestrutura e ministro das Comunicações do Brasil, presidente da Petrobras e da Varig – em seus bons tempos -, além de Reitor da Faculdade Unimonte, Chanceler da Universidade São Judas e Presidente do Conselho de Inovação da Ânima Educação.

Corajosa e pioneiramente iniciando a produção industrial de aviões no Brasil, ele criou e liderou a equipe que executou seu projeto, construindo o avião bimotor Bandeirante, que conseguiu grande sucesso nacional e internacional. Simultaneamente liderou o grupo que criou a EMBRAER, com grande sucesso. Em 1994 participou ativamente do processo de privatização da empresa, dessa forma intensificando o seu progresso, aperfeiçoamento e enorme crescimento, com fortíssima penetração no concorrido comércio mundial de médias e grandes aeronaves a jato, hoje estando na terceira posição entre as maiores e mais eficientes empresas aeroespaciais do planeta.

Em 08.12.2021, quando completou 90 anos de idade, em sua homenagem a EMBRAER lançou um curta-metragem de animação, com 14m36s, contando sua história. Clique para assistir: “O Voo do Impossível”.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
Janeiro de 2021