Detectadas Ondas Gravitacionais previstas por Albert Einstein

As Ondas Gravitacionais, previstas na teoria por Albert Einstein há mais de cem anos, foram agora detectadas. O anúncio foi feito por cientistas de vários países nesta quinta-feira, 11.02.2016. Essa era a única e última parte da Teoria da Relatividade Geral, de Einstein, que aguardava confirmação. Portanto, está agora totalmente comprovada.

É relevante lembrarmos que, 100 anos atrás, sem a tecnologia hoje existente e o conhecimento acumulado nos últimos anos, o genial Albert Einstein, por meio de suas fórmulas e deduções, teorizou e previu a existência dessas Ondas Gravitacionais, na forma de “perturbações” causadas no “espaço-tempo”, exatamente como agora foram detectadas.

O Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser, ou LIGO (Laser Interferometer Gravitational Wave Observatory – www.ligo.org), anunciou neste dia, 11.02.2016, que em 14.09.2015 finalmente confirmou ter detectado as Ondas Gravitacionais previstas por Einstein.

Os pesquisadores do projeto observaram “distorções no espaço e no tempo”, causadas por um par de objetos com massas enormes interagindo entre si. Os cientistas acreditam que resultou da interação entre dois enormes buracos negros, cada um deles com massa aproximadamente igual a 30 vezes a massa do Sol. Esse fenômeno teria ocorrido há 1,3 bilhão de anos-luz da Terra, mas, só agora suas ondas chegaram até nós!

No vídeo seguinte, com 03m10s, o físico Brian Greene demonstra com detalhes o que são as Ondas Gravitacionais.

No vídeo seguinte, com 01m44s, assista à apresentação feita ao público e à mídia, pelos cientistas do LEGO (utilize o link “Assista no You Tube”).

Em 01m49s aprecie as mesmas informações sobre as Ondas Gravitacionais, com outro “visual”.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP