Carmelita Yumito – Atleta da Sinuca.

carmelitayumitoAtleta de destaque no Esporte da Sinuca no Brasil, entre os principais e mais importantes títulos da Carmelita Yumito estão:

– 13 vezes Campeã Paulista;

– 6 vezes Campeã de Copas do Brasil; e

– 6 vezes Campeã Brasileira.

Além desses títulos, e inúmeros outros obtidos em incontáveis vitórias em certames brasileiros, a Carmelita acumula atividades em entidades de direção do esporte, a exemplo de; instrutora de sinuca, árbitra oficial reconhecida pela Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca – CBBS, primeira colocada no Ranking Paulista e no Ranking Nacional de Sinuca, e diretora do Departamento Feminino da Federação Paulista de Sinuca e Bilhar.

Ela destaca que:Na verdade, minhas principais vitórias foram ter continuado a jogar, divulgando o esporte e incentivando às mulheres, sem esbarrar em nenhum tipo de obstáculo, e ter conseguido participar de dois mundiais no ano passado – 2014 -, conseguindo o 3ª Lugar na categoria “Dupla Feminina”, com a Laura Alves, no World Championship 2013, organizado pela World Ladies Billiardes And Snooker Association – WLBSA. O evento aconteceu na cidade de Leeds, Inglaterra, em abril de 2014. O outro mundial foi em novembro de 2014 em Bangalore, Índia, no qual me classifiquei entre as 24 melhores do mundo.

O seu site registra que:

Em 1985, aos 15 anos de idade, Carmelita foi convidada a trabalhar como garçonete no salão de sinuca Hobby Time Snooker em Guarulhos – SP, para trabalhar junto com seus irmãos, Mário e Riba, que gerenciavam a casa. Foi lá que começou a aprender o valor das bolas e as regras do jogo.

Com poucos dias de trabalho, um cliente da casa, Sr Godofredo, pediu a ela que fizesse uma jogada, que com facilidade Carmelita a executou. Encantado ele disse a ela: “Baixinha, treina, tenta aprender jogar, porque um dia podem acontecer campeonatos femininos, e você pode se tornar uma campeã”. Carmelita então, começou a se dedicar.

Esperou por longos 11 anos, acreditando sempre, quando de repente, veio a notícia que haveria o 1º Campeonato Paulista de Sinuca Feminino. A felicidade de Carmelita foi além do acreditar. Venceu seu primeiro campeonato oficial, tornando-se então profissional.  

Carmelita sabia que tudo aquilo era uma coisa muito séria, e, sendo ela, umas das primeiras a participar, teria como responsabilidade levar a sinuca em frente, mesmo com dificuldades, divulgar, incentivar a sinuca feminina, sem saber o que a esperava no futuro. A única certeza que a campeã tinha, era, nunca desistir, nunca abandonar, sempre respeitar a Sinuca como esporte. A partir dali, Carmelita Yumito começa a escrever sua história, e a sinuca se encarregou do resto. 



Sempre com apoio da família, aos poucos foi conquistando seu espaço. Hoje, Carmelita Yumito é a única mulher no Brasil a ter conquistado: 05 títulos de Campeã Brasileira; 11 títulos de Campeã Paulista; 06 títulos de Campeã de Copas do Brasil; entre outros, que somam mais de 40 Títulos. Clubes que ela representou: Nosso Clube de Vila Galvão, Clube Guapira e Círculo Militar de São Paulo em disputas por equipe, sendo a única mulher a fazer parte das equipes.

Carmelita, nasceu na cidade de Tauá, no Ceará. É mãe de Camila Toshie Yumito e Gabriel Kazuichi Yumito. Assim como a mãe, ambos adoram jogar sinuca e já demostram seus talentos. Toshie já disputou o seu primeiro Campeonato Paulista – Categoria Prata – em 2011, e o Campeonato Brasileiro 2011, apesar da pouca experiência se saiu muito bem.

Para a campeã, família é um alicerce. Assim como a sinuca, seus alunos e seus amigos são tesouros. Carmelita Yumito é uma mulher de personalidade forte, sorriso largo, gestos amáveis, um excelente caráter. Falar sobre ela é uma grande honra, uma imensa alegria, porque acho sua trajetória linda, e a tenho como uma pessoa melhor ainda, profissional competente, brilhante, minha querida amiga, a quem só posso desejar sucesso e felicidades sempre.

Com todo meu respeito e admiração,
Beatriz Rossa.”

Conheça mais sobre a Carmelita Yumito em seu site: Carmelita Yumito.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP