Bolas dos Jogos do Bilhar – Diferenças

bolasaramithtournamentballs

Deve-se aqui lembrar que o termo “Jogos do Bilhar” envolve todas as regras e modalidades do esporte que utiliza mesas para movimentar bolas com um toque de taco apropriado.

Existem diversas e diferentes características técnicas em relação às bolas usadas no nosso esporte, que geralmente são desconhecidas pela maioria dos praticantes.

Seguem alguns comentários relevantes. Para melhor identificação, no final estão disponíveis algumas imagens de bolas utilizadas nas respectivas regras

Bolas Belgas: produzidas pela empresa SALUC, na Bélgica, são as únicas aprovadas pela CBBS – Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca, como eficientes para o nosso esporte. São reconhecidos dois modelos dessa fábrica; “Aramith” e/ou “Champion”.

Infelizmente, ao menos por enquanto, os produtores nacionais ainda não conseguiram obter a qualidade mínima esperada. Sabe-se que alguns empresários estão se dedicando seriamente em conseguir tal proeza, e estão próximos de conseguir o padrão desejado.

Bolas Belgas modelo “Aramith”: fabricadas com especial resina fenólica, especialmente produzidas para essa finalidade, são as bolas de produção normal, maior e rotineira da SALUC, com excelente controle de qualidade em relação às suas cores, diâmetros, esfericidade, densidade e uniformidade de peso entre as bolas de cada jogo, ainda que com mínimas diferenças aceitáveis entre elas. São as mais utilizadas mundialmente.

Bolas Belgas modelo “Champion”: também produzidas pela mesma SALUC, igualmente com a resina fenólica especial, tem diâmetros iguais aos das “Aramith”, mas com qualidade superior. Um controle de qualidade mais exigente e refinado na produção resulta em maior perfeição na sua esfericidade e menores diferenças nas variações de pesos entre as bolas dos seus jogos. Para conseguir a melhor qualidade, esse modelo é produzido com maior densidade da resina fenólica, resultando em peso médio também um pouco superior que as “Aramith”. São essas as bolas utilizadas em todos os campeonatos mundiais oficiais. De custo também superior, tem menor consumo comercial que a “Aramith”.

Bolas Belgas Aramith de 54 mm (2,1/8 Pol): ainda é a mais utilizada no Brasil, sendo desconhecida a origem no uso desse diâmetro para as bolas aqui largamente utilizadas. O produtor belga, SALUC, já declarou que a sua produção nessa medida é voltada exclusivamente para o Brasil, único consumidor mundial para elas. Isso está evidenciado ao não divulgarem essas bolas em seu site! Nem mesmo nossos vizinhos sul americanos às utilizam!

Os órgãos dirigentes do nosso esporte estão se esforçando para eliminar esse uso, por meio da crescente substituição desse diâmetro, pelo de padrão internacional, a seguir detalhado, de 52,4 mm (2,1/16 Pol). Nessa medida, de 54,0 mm, são produzidas somente no modelo “Aramith”, cada uma pesando em média 136,6 g. Em razão da particularidade citada, a preocupação da indústria com a qualidade é prejudicada, resultando em maiores diferenças de pesos entre as bolas dos jogos, que chegam a ser de até mais de 6 gramas, contra 1,6 g ou 1,7 g das outras (conheça detalhes nas grades exibidas após estes textos), pecando também na esfericidade, em razão de controle de qualidade não tanto rigoroso quanto nos outros modelos de linha normal. Sua utilização deve ser abandonada no menor tempo possível!

Bolas Belgas de 52,4 mm (2,1/16 Pol): é o diâmetro das bolas de uso internacional, utilizadas mundialmente para todos os jogos do Snooker. Esse padrão vem sendo adotado no Brasil, por meio da substituição gradual das bolas do padrão antigo, de 54 mm. São produzidas nos modelos “Aramith”, que pesam em média 128,5 g cada bola, e também “Champion”, pesando em média 141,8 g cada, ambos padrões também mostrados nas grades e imagens que seguem.

Bolas Belgas de 57,2 mm (2,1/4 Pol): é o diâmetro das bolas dos jogos do Pool, nas modalidades “Bola 8”, “Bola 9” e “14×1”. São as bolas literalmente “numeradas” e identificadas por cores sólidas e listradas, que as organizam em dois diferentes grupos.

Bolas Belgas de 61,1 mm (2,13/32 Pol): aproximadamente, é o diâmetro das bolas utilizadas para os jogos do Bilhar, ou Carambola, que usa mesas sem caçapas. Seu jogo tem três bolas em cores sólidas (lisas), uma delas com pequena marca para diferenciação.

Bolas “coloridas”: exceto a bola branca, nomeada como “tacadeira”, e a bola de menor valor em jogo, nomeada como “da vez”, é a identificação das demais bolas de cores sólidas, ou lisas, utilizadas nos jogos do Snooker, Sinuca e Sinuca Mista.

Bolas “numeradas”: são as bolas utilizadas nos jogos do Pool, nas modalidades “Bola 8”, “Bola 9” e “14×1”, que literalmente contém números, de 1 à 15, sobre cores diversificadas, com tonalidades sólidas (“lisas”) e largas faixas coloridas, que personalizam as mesmas em dois diferentes grupos; das bolas “sólidas” e “listradas”, além da branca.

Bolas de “Bilhar”: são as três bolas de cores diferentes e lisas, uma delas diferenciada por pequeno “ponto”, utilizadas nos jogos do Bilhar, também identificado como “Carambola”. O Bilhar Francês é jogado em mesas sem caçapas, onde as bolas devem “carambolar”, ou repicar entre si, sob condições previamente estabelecidas, para assim somar pontos. Com pequenas variações e identificada como “Carom Billiards”, ou “Bilhar Inglês”, na Europa também praticam essa mesma regra, adaptada ao uso em mesas com caçapas.

CONSTATAÇÕES DE DIFERENÇAS PARTICULARES
ENTRE OS JOGOS DAS BOLAS

Utilizando uma balança de alta precisão para pesar, a título informativo e/ou de curiosidade, seguem grades que mostram o exato peso de cada bola de três diferentes conjuntos, separados em seus respectivos jogos, bem como os pesos médios, máximos e mínimos de variações entre elas.

Vale destacar a observação das acentuadas e significativas diferenças no peso entre as bolas dos dois jogos nos padrões internacionais (de 2,1/16 POL) e do jogo das bolas produzidas apenas para o Brasil, de 54 mm (2,1/8 POL).

“Clicar” sobre as imagens exibe ampliação.

gradebolas01gradebolas02gradebolas03

Grades com pesos das bolas Belgas, dos jogos de utilização na Sinuca e no Snooker.

 

 

 

  Aramith 2,1/16 POL          Champion 2,1/16 POL      Aramith 2,1/8 POL

gradebolas04

gradebolas05

 

 

 

 

 

 

IMAGENS DAS BOLAS BELGAS DE USO NO ESPORTE

“Clicar” sobre as imagens exibe ampliação.

bola1Bolas Belgas Aramith de Sinuca (Produzidas apenas para o Brasil)

 

 

 

 

bola2Bolas Belgas Aramith de Snooker (Uso internacional)

 

 

 

 

 

bola3Bolas Belgas Tournament Champion Snooker (Uso internacional)

 

 

 

 

bolasaramithtournamentballsBolas Belgas Aramith Tournament Champion Snooker (Uso internacional)

 

 

 

 

bola5Bolas Belgas Aramith de Pool: Modalidades Bola 8, Bola 9 e 14×1

 

 

 

 

 

bola6Bolas Belgas Aramith de Bilhar (Carambola)

 

 

 

 

 

Conheça também o texto sobre Escolha e Manutenção das Bolas.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP