Traduzido no Brasil em 2014 pela Editora Três Estrelas, em 422 páginas o livro “As crianças mais inteligentes do mundo e como elas chegaram lá”, da jornalista norte-americana Amanda Ripley, colaboradora das revistas “Time” e “The Atlantic”, entre outras, contém revelações e propostas audaciosas, que devem ser apreciadas e intensamente avaliadas por professores, diretores, educadores e gestores educacionais, que se preocupem com o futuro na educação das nossas crianças e jovens, sendo também importante para pais e alunos.
Contém o resultado de ricas pesquisas a respeito da educação escolar, obtidas no acompanhamento das práticas e experiências de estudantes norte-americanos que fizeram intercâmbio para estudo na Finlândia, Polônia e Coréia do Sul, novas superpotências da educação, comparando-as com as dos Estados Unidos da América e de alguns outros países, Brasil inclusive. Os dados obtidos foram compilados, interpretados e comentados, com pesquisas voltadas ao desempenho no estudo generalizado, mas focando principalmente matemática, ciências e leitura, matérias avaliadas no mundial PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos (“Programme for International Student Assessment”).
Seu conteúdo é rico e valioso. É relevante repetir; sua leitura é imprescindível para professores, diretores, educadores e gestores educacionais, bem como por pais e alunos.
Em vídeo de 23m03s conheça também uma matéria de janeiro de 2019, que aborda o rico processo acontecido na Finlândia:
O sistema educacional na Finlândia:
23m03s de vídeo que “valem ouro”!
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP