Anésia Pinheiro Machado – Pioneira no Voo Feminino

A mulher que fez história na aviação, ainda na época de Santos Dumont

Município vizinho de Sorocaba, Itapetininga é a cidade natal de Anésia Pinheiro Machado, primeira mulher no mundo credenciada como piloto. Amiga muito querida de Santos Dumont, em 1922 fez seu pioneiro voo, ainda com 17 anos, exatos 11 anos depois do Pai da Aviação sobrevoar Paris. A carreira de Anésia Pinheiros confunde-se com a história da aviação brasileira.

anesia01A edição de novembro de 1998 da revista “Região Hoje” homenageia a “Primeira Aviadora do Mundo”, Anésia Pinheiro Machado, onde a reportagem de capa mostra ela sobre sua aeronave, com a qual acabava de completar 17.000 Km de voo, cortando as Américas, e outra junto com o seu amigo Santos Dumont.

Na época da publicação daquela matéria, 1998, a “Dona Anésia” estava com 94 anos e residia em Brasília, onde foi homenageada pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, pelo Ministro da Aeronáutica Tenente Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lobo e pelo Governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, com a inserção de seu nome e foto no Pavilhão dos Pioneiros da Aviação Brasileira.

anesia02A foto com Santos Dumont, usada da capa da revista.

 

 

 

 

 

 

anesia03Os feitos históricos protagonizados por “Dona Anésia”, resultaram em inúmeras homenagens, em diversos países do mundo. Recebeu condecorações civis e militares, brasileiras e estrangeiras, e foi pioneira em dezenas de feitos, no Brasil e em muitos países.

 

anesia04A foto mostra Anésia Pinheiro Machado no avião em que fez o seu primeiro voo, no dia 17 de março de 1922, aos 17 anos, num Caudron G3 de 120 HP, batizado de “Bandeirante”. Na esquerda, foto recordando a comemoração do seu aniversário de 18 anos.

 

 

anesia05Em 1973, aos 69 anos, em foto feita durante um dos seus últimos voos, no Aeroclube de Belo Horizonte. Na direita, aos 5 anos de idade, quando já acalentava o sonho de voar, segundo sua história.

 

anesia06Na edição de 27 de dezembro de 2003 o Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba e região, publicou reportagem sobre o fato do MIS – Museu da Imagem e do Som – de Itapetininga, ter atendido pedido da BBC de Londres, empresa britânica, e a eles encaminhado material com informações e fotos sobre Anésia Pinheiro Machado, para que montassem um documentário sobre a aviação, no qual ela e o seu amigo Santos Dumont seriam os principais personagens.

O prestígio de Anésia era tão grande que, em uma das viagens feitas aos Estados Unidos, à convite da NASA, sugeriu à eles que homenageassem Santos Dumont, denominando uma região da Lua com o nome do brasileiro. A honraria foi concedida de imediato.

Material cedido pelo pesquisador e historiador Emanuel Rodrigues.

Conheça um vídeo sobre a Anésia Pinheiro Machado, produzido em 2002 pelo “Fantástico”, programa da Rede Globo:

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP