Alberto Santos Dumont – Imagens Alusivas

alus01O projeto do 14-Bis, em cópia de documento do Museu da Aeronáutica, da Fundação Santos Dumont.

 

 

 

alus02Sepultura de Santos Dumont, no Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, em foto feita por Emanuel Rodrigues, historiador e pesquisador, principalmente sobre a vida de Santos Dumont, que está na direita da imagem.

Esse monumento, conta Emanuel , é “O Ícaro de Saint Cloud”, inaugurado na França em homenagem a Santos Dumont, em 19 de outubro de 1913, com a inscrição: “A Monument Été Élevé Par L’Aéreo Club de France, Pour Commémorer Les Expériences de Santos Dumont, Pionnier De La Locomotion Aérieme. Cabangú, MG, 20.07.1873, Guarujá, SP, 23.07.1932.”

 

alus03Matéria publicada na Revista “Asas”, nº 15, de outubro/novembro de 2003, sobre a proposta do pesquisador e historiador Emanuel Rodrigues, de inaugurar em 2006, ano do centenário do voo do 14-Bis, um conjunto de monumentos em honra à Santos Dumont, em uma praça de Sorocaba. A matéria comenta também a ligação de Santos Dumont com Sorocaba, na época em que fez e registrou o seu testamento, em setembro de 1930, pouco mais de um ano antes de sua morte, em Guarujá. O Projeto, concebido por Emmanoel Rodrigues, teve a criação do artista plástico Marco Antônio Cavallari. Ambos estão trabalhando junto a empresários, para conseguir os meios de realizar a obra.

O monumento deverá ter três partes distintas: a figura do Ícaro, representando o desejo de voar, o Balão Brasil, lembrando os primeiros voos de Santos Dumont, e o 14-Bis, que concretizou a invenção do avião.

alus04“Há exatos 70 anos Alberto Santos Dumont viajou de São Paulo até Sorocaba para registrar em testamento as últimas disposições de sua vontade.”

Esse texto abre matéria de capa (mostrada na imagem) do caderno “Mais Cruzeiro”, publicação do Jornal Cruzeiro do Sul de Sorocaba e região, do dia 16 se setembro de 2001, assinada por José Antônio Rosa, relatando que o pesquisador Emanuel Rodrigues (na foto menor da imagem anterior) vem trabalhando junto à editoras e outros meios, a fim de reparar a injustiça que está sendo cometida pelos historiadores dos feitos de Santos Dumont, ao ignorarem a citação dos vínculos do inventor com Sorocaba, a exceção de José Aleixo Irmão e Ari Matheus, escritores sorocabanos que relatam fielmente esse fato.

alus05Na esquerda, o Diretor Professor Milton Marinho Martins, da Escola Achilles de Almeida, de Sorocaba, está entre seus alunos durante evento valorizando os ideias de Santos Dumont.

 

 

alus06Esta imagem retrata um quadro pintado em 1973 pelo Nelson Pedro de Mello, aluno daquela escola. Essas imagens foram publicadas no Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba e regiaõ, em setembro de 1981, e foram cedidas pelo Emanuel Rodrigues.

Material cedido pelo pesquisador e historiador Emanuel Rodrigues.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP