Alberto Santos Dumont – Descendentes

O pesquisador e historiador Emanuel Rodrigues, que se especializou no estudo da vida e obra de Santos Dumont, cedeu farto material para estas páginas, assim como algumas matérias que mostram parentes do inventor. Seguem algumas dessas imagens.

desc01O Estado de São Paulo, de agosto de 2003, mostrou Elisa Germano, então com 81 anos, única sobrinha viva de Santos Dumont. Durante a reunião de descendentes, o 5º Encontro da Família, ela declarou ao repórter: “Lembro dele em almoços na minha casa e de ouvi-lo falar com emoção de voar no 14-Bis”. Afirma a matéria que esse encontro reuniu mais de 300 dos cerca de 450 parentes do inventor, alguns vindo da Europa, e mostrou fotos e cartazes com a árvore genealógica da família.

 

desc02Presentes na 5ª Aero Sport, alguns dos descendentes de Santos Dumont receberam cópia do testamento lavrado por ele em Cartório de Sorocaba. Participaram do cerimonial vários historiadores da cidade, como Ari Mateus, Adolfo Frioli, Emanuel Rodrigues, Milton Marinho Martins e Sebastião Gonçalves Sobrinho. Foto publicada pelo Jornal Diário de Sorocaba, do dia 24 de junho de 2001.

desc03A entrega da cópia do testamento de Santos Dumont aos seus descendentes, feita por Emanuel Rodrigues, primeiro na esquerda da imagem. Foto do Jornal Cruzeiro do Sul, de 14 de julho de 2001

 

 

desc04Flagrante do lançamento do livro “Alberto Santos Dumont”, no dia 12 de dezembro de 2001, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na sede da Av. Paulista. Na foto aparecem, a partir da esquerda: Emanuel Rodrigues, pesquisador da Fundação Alberto Santos Dumont, Márcio Villares Filho, sobrinho bisneto de Santos Dumont, e Fausto Ângelo de Almeida, amigo dos familiares.

desc05Em julho de 2002, na Base Aérea de São Paulo, Renato Fauvel Amary, então Prefeito de Sorocaba, recebe a Medalha Mérito Santos Dumont, com os cumprimentos de Emanuel Rodrigues, no centro, e Marcos Villares Filho, na direita, sobrinho bisneto de Santos Dumont.

 

Material cedido pelo pesquisador e historiador Emanuel Rodrigues.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP