Alberto Bertelli – Uma lenda na aviação

 bertelli01

bertelli00Alberto Bertelli nasceu em São Roque, SP, em 1914, falecendo em 1980. Em 1941 foi “brevetado”, ou, credenciado como piloto de avião. Permaneceu longo tempo em São Paulo, capital, depois residindo em Registro, SP, em seguida vindo para Sorocaba, SP, onde dava instrução de pilotagem e acrobacias.

Com perfeita técnica e perícia em voos e acrobacias conquistou os oficiais da FAB – Força Aérea Brasileira, sendo por eles homenageado com o título honorífico de Brigadeiro do Ar e considerado membro permanente do grupo da “Esquadrilha da Fumaça”, participando de seus shows aéreos.

Em 1947 foi Campeão Sul Americano de Acrobacias Aéreas. Nas comemorações da Semana da Asa de 1949, a convite do Ministério da Aeronáutica, foi o único brasileiro a se apresentar no Congresso Internacional de Aeronáutica Civil e também na Revoada Pan-americana.

Único brasileiro com projeção mundial em acrobacias aéreas, foi destacado por convite especial para apresentar-se no Salão Aero Espacial do Brasil, evento internacional realizado em São José dos Campos, SP, em 1972.

Foi também piloto de provas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Carlos, piloto de táxi aéreo na região do Vale da Ribeira e instrutor também na Escola de Planadores do Clube Politécnico de Planadores de São Paulo.

Reconhecido como extremamente técnico no comando de aeronaves, ministrou instrução para militares oficiais da reserva, no CPOR – Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, durante o período final da segunda guerra mundial.

Participou de praticamente todas as festas aviatórias da sua época, sempre se destacando pela sua habilidade, competência e ousadia aérea, ultrapassando a marca de 2.000 exibições. Colecionou grande número de troféus, medalhas e menções honrosas.

Em 1947, época em que estava em Sorocaba, SP, o Aeroclube de São Paulo realizou uma grande festa, com duração de uma semana. Bertelli foi convidado para representar Sorocaba.

A programação teria competições de; a) Corrida aérea pelo interior do Estado, b) Caça aos balunetes, c) Lançamento de mensagens; d) Pouso de precisão, e, no final, e) Torneio de acrobacias.

Ele arrebatou:

  • 1° lugar na corrida aérea;
  • 1° lugar na caça aos balunetes;
  • 1° lugar no lançamento de mensagens;
  • 1° lugar em acrobacias; e
  • 1° lugar como piloto do interior, pois pertencia ao Aeroclube de Sorocaba.

Em certa ocasião o Comandante Rolim Adolfo Amaro, piloto e empresário, proprietário da TAM, declarou: “Creio ser ele, pelo seu tipo e pelos seus atos, a última figura lendária da aviação brasileira, o último representante da aviação romântica proveniente de uma safra de homens em extinção.”

Também amante da música, nos momento de lazer gostava de tocar clarinete.

bertelli06Em sua homenagem, o Aeroporto Estadual de Registro foi batizado com seu nome.

 

 

 

 

bertelli03Entre outras aeronaves, tinha grande afeição pelos voos no avião Buncker Jungman, Alemão, utilizado para treinamento da maioria dos pilotos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

 

bertelli08Outra aeronave pela qual nutriu enorme prazer em voar foi o biplano Bucker, na época disponível no Aeroclube de Sorocaba, um dos poucos existentes no Brasil, na qual ele voou muitas horas e aprimorou diversas das suas manobras acrobáticas.

 

Bertelli escreveu dois livros contando sua vida e aventuras: “Uma vida de cabeça para baixo” e “40 anos de acrobacias no ar”.

bertelli05 bertelli04

É considerado uma figura legendária da aviação brasileira, como “o último representante da aviação romântica, proveniente de uma saga de homens em extinção”.

Exímio piloto e às nas acrobacias, que executava com grande maestria e ousadia, também teve seus percalços, enfrentando diversos acidentes, alguns quase fatais.

Seguem mais duas imagens do inesquecível Alberto Bertelli.

bertelli02 

bertelli07

Assista o vídeo de uma das suas exibições acrobáticas favoritas, o famoso “Voo do Bêbado”:

Assista também uma das suas apresentações, em 1976:

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP